11 de fevereiro de 2008

Nhão?!

Tiago, anda cá!
- NHÃO!!!

Tiago, vamos comer!
- NHÃO!!!

Tiago, dá-me uma abraçinho!
- NHÃO!!!


Li este artigo completamente, estarrecida:

Os especialistas em desenvolvimento afirmam que o pico da idade do Não - a fase em que uma criança tenta impor a sua vontade de uma forma muito marcante - é a segunda metade do terceiro ano de vida. Os acessos de teimosia e de fúria sucedem-se e a resistência em aceder à vontade dos adultos é uma constante. O Não é a forma como a criança mostra a sua independência e afirma a sua personalidade. À medida que ela vai crescendo e ganhando mais auto-controlo e maior capacidade de auto-avaliação esta fase vai sendo ultrapassada. Nesta altura, a melhor estratégia, mais do que fazer valer a sua vontade à força, é negociar com o seu filho. Se ele não quer vestir o pijama, diga-lhe que é ele que decide entre o pijama das riscas e o das bolas. É claro que se tiver de dar uma ordem inequívoca deve fazê-lo, mas aí deve ser firme até ao fim e não ceder só porque o seu filho fez uma birra.

Pais&Filhos


Quer isto dizer que a fase do Não ainda está para vir???

2 comentários:

Isa David disse...

que amooor!!
tudo bem comigo, querida, obrigada.
São só stresses da casa.
De resto, já ando a fazer longo curso!!! Já fui a Brasília e a Natal. Visitas relâmpago de menos de 20 horas em que 8 são passadas a dormir, mas adoro abrir a porta do avião e ter logo a camisa colada às costas! :)

Anónimo disse...

Meu Deus.....o pico da idade do "não" é só nessa altura????????O meu Rodrigo não diz....mas acena com a cabeça de um lado p o outro com uma velocidade qdo lhe perguntamos algo q n quer comer ou fazer, q não deixa a mínima dúvida da sua vontade......tou feita. Tem 14 meses. Já anda, Piozinha!!!!Bjs!!!!!!!!!!!